Seja Bem Vindo!

Diário 40 Graus Agradece a sua Visita Deixe seu recado (Sugestões, críticas e/ou elogios) Volte Sempre...

sábado, 23 de junho de 2012

Petrobrás reajusta gasolina em 7,83%, mas alta não chegará ao consumido


A Petrobrás anunciou na noite desta sexta-feira um reajuste de 7,83% para a gasolina e de 3,94% para o diesel vendidos nas refinarias. Os consumidores, no entando, não sentirão o aumento no bolso, já que o governo zerou as alíquotas da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) incidente na comercialização destes combustíveis. Os novos preços entram em vigor em 25 de junho, segunda-feira.
Segundo informou o Ministério da Fazenda por meio de nota, a redução da Cide foi realizada justamente para neutralizar os impactos dos reajustes anunciados pela Petrobrás, de modo que os preços, com impostos, cobrados das distribuidoras e pagos pelos consumidores não terão aumento.
O reajuste foi definido levando em consideração a política da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo.
A presidente da estatal, Maria das Graças Foster, evitou até esta quinta-feira à noite comentar a possibilidade de aumento da gasolina para garantir os investimentos da empresa. "Não vou falar nada", declarou Foster ontem ao ser questionada se a presidente Dilma Rousseff havia autorizado o reajuste do preço dos combustíveis.
Sem impacto na inflação oficial
O ajuste combinado com a redução da Cide anula o impacto que o aumento do produto exerceria sobre a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O peso da gasolina no IPCA em maio foi de 4%. Na média, o repasse para o consumidor dos aumentos nas refinarias costuma ser de cerca de 70%.
Se não fosse a zeragem da Cide, o aumento na bomba seria de 5,3%, de acordo com o economista sênior do Espírito Santo Investiment Bank (Besi Brasil), Flávio Serrano. Com a eliminação Cide, Serrano mantém a previsão de inflação de 4,89% para 2012.
O economista do Banco BBM Hui Lok Sin concorda que não haverá impacto sobre a inflação. "Não tem impacto nenhum. A planilha indica isso. O governo está zerando a Cide justamente para não ter efeito impacto ao consumidor", disse economista. Antes do anúncio da queda da Cide, a zero, ele previa impacto na inflação de 0,18 ponto porcentual no IPCA de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário